Consultório Técnico

As necessidades de nutrição do eucalipto

Para que um povoamento atinja uma produção próxima da máxima é preciso avaliar os requisitos de nutrientes para as condições de solo e de clima.

floresta de eucalipto

As exigências nutricionais variam com a fase do ciclo de crescimento do eucalipto e, em consequência, diferentes concentrações no solo são requeridas para a manutenção da taxa ótima de crescimento da árvore em cada fase.

Assim, fósforo e cálcio são necessários para o arranque e crescimento inicial das plantas. Azoto, potássio e boro são requeridos em pequenas quantidades na fase inicial de crescimento e vão sendo cada vez mais importantes após esta fase, havendo uma necessidade máxima destes nutrientes até os 4 ou 5 anos de idade das plantas. Depois desta idade, diminui a necessidade relativa de nutrientes uma vez que há uma eficiente mobilização interna dos mesmos e uma maior alocação de fotoassimilados para o tronco (madeira e casca).

A prática de fertilização mineral em plantações florestais tem frequentemente grande relevância porque, geralmente, os solos florestais têm baixa fertilidade natural. As práticas de fertilização, para além de permitirem corrigir o défice nutricional existente em cada caso, melhoram também o balanço geoquímico de nutrientes, contribuindo para repor ou melhorar a fertilidade do solo e promover o desenvolvimento da cobertura vegetal do terreno.

Como avaliar o estado nutricional do eucaliptal?

A análise foliar é uma técnica de diagnóstico particularmente útil para avaliar o estado nutricional dos povoamentos e, assim, auxiliar a tomada de decisão sobre a necessidade, formulação, altura e dose de fertilizante a aplicar. Para além da avaliação visual, que permite uma apreciação qualitativa do estado da planta, a análise química das folhas, recorrendo a técnicas laboratoriais, permite determinar a concentração de nutrientes no tecido vegetal e compará-la com valores de referência.

Saiba como proceder à amostragem foliar e como interpretar os resultados analíticos em www.e-globulus.pt.

Saiba mais em: https://www.eglobulus.pt/biblioteca-online